O RENASCIMENTO CULTURAL



O renascimento cultural foi um famoso movimento artístico que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a moderna, caracterizado não só pela mudança na qualidade das obras, mas também pela quantidade de obras, surgido a partir do século XIV, predominou no Ocidente , principalmente na Itália. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. Também foi um período marcado pelas várias críticas ao período medieval, que eram dominados pelos valores culturais e religiosos da Igreja. Por este motivo, para eles, a Idade Média foi um período de pouco avanço cultural, que ficava entre a Antiguidade e a Modernidade. Modernidade era a forma como denominavam o período em que viviam.Assim, a Modernidade foi caracterizada como uma época de progresso intelectual, na qual se fazia renascer a cultura clássica greco-romana. Daí a origem do termo Renascimento.
O renascimento foi um movimento com características próprias; uma das principais é o retorno a cultura grego-romana, pois achavam que os gregos e romanos tinham uma visão completa e humana da natureza, ao contrario dos homens medievais. Outra grande característica do movimento é o humanismo , que colocava o homem no centro de tudo , ao invés do ser divino, Deus. Além disso, foi caracterizado pelo hedonismo e individualismo, considerando a intensa preocupação como o prazer e a liberdade do indivíduo. Foi marcado também pelo racionalismo e valorização da natureza, uma vez que os renascentistas passaram a adotar métodos experimentais e de observação da natureza. Vale ressaltar que estas características faziam um contraponto aos valores medievais, marcado, geralmente, pelo teocentrismo , pela negação dos desejos humanos e pelo conhecimento marcado pela fé.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas,  começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo.  Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.

  • Artes mais famosas 
Leonardo da Vinci (1452-1519),  artista e intelectual que sintetiza o espírito do Renascimento.• Curioso e crítico, dedicou sua vida a vários ramos das artes (pintura, escultura) e do conhecimento científico (astronomia, matemática).A figura mais representativa do Renascimento . Procura demonstra o Antropocentrismo:  valorização do homem e de todas as suas capacidades.

A pintura "Mona Lisa", realizada pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci, representa uma enigmática figura feminina sobre uma paisagem que tem sido interpretada como o retrato de uma dama, provavelmente florentina. Ela apresenta um olhar e um sorriso misterioso e que nenhum historiador conseguiu desvendar o que  pintor queria explicar com essa pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário